Eliminatórias do Mundial já têm datas
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou a realização das duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 nos dias 8 e 13 de outubro. As datas foram ratificadas em uma reunião, por videoconferência, que incluiu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e a CBF.
O Brasil estreará nas eliminatórias diante da Bolívia, em casa. Em seguida, enfrentará o Peru, em Lima. Segundo o comunicado da Conmebol, Infantino garantiu que a Fifa “fará cumprir o regulamento que obriga os clubes a liberar os jogadores a favor de suas respectivas seleções”.
Isso significa que os atletas que atuam no exterior e forem convocados terão de ser liberados por seus clubes para as eliminatórias, o que pode gerar um impasse, pela necessidade de que cumpram uma quarentena ao retornar aos países onde moram, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Com isso, o desfalque dos times pode ir além do período destinado aos jogos de seleções, a chamada data Fifa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os 10 países com mais casos da doença, cinco estão na zona de abrangência da Conmebol: Brasil, Peru, Colômbia, Argentina e Chile.
Em março, quando a realização das partidas ainda não tinha sido alterada, o técnico Tite chamou 24 atletas para os duelos com Bolívia e Peru, sendo que 17 atuavam no exterior. Se o treinador fosse repetir a lista agora, seriam 18, já que o atacante Everton, à época no Grêmio, transferiu-se para o Benfica (Portugal).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
