Itabuna tem 3 ex-prefeitos ficha-suja
Três ex-prefeitos de Itabuna constam da lista de pendência nas contas ou repasses governamentais publicadas pelo Tribunal de Contas dos Municipais e Tribunal de Contas do Estado da Bahia. A lista dos ficha-sujas. Estão nela os candidatos José Nilton Azevedo e Fernando Gomes (foto) , além de Claudevane Leite, que desistiu da eleição.
O candidato do PL, José Nilton Azevedo, conta com duas denúncias à Procuradoria Geral de Justiça por contas desaprovadas nos exercícios fiscais de 2010 e 2012. Já o candidato à reeleição Fernando Gomes Oliveira tem pendências no TCE-BA por conta de repasses no exercício de 2005.
Quem também aparece na lista é o ex-vereador Ruy Machado, por pendência nas contas quando presidiu a Câmara Municipal, em 2012 e 2015. Por isso, contra ele há um termo representação à Procuradoria Geral de Justiça. Outro ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Wellington Rodrigues, também está na lista peloas contas de 2012.
As relações do TCM e do TCE-BA foram encaminhada à Justiça Eleitoral com o nome dos gestores públicos baianos que tiveram contas anuais rejeitadas; termos de ocorrência, denúncias ou auditorias julgadas procedentes – cujos processos já transitaram em julgado – e que podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
O fato de o nome de um gestor constar nas listas apresentadas ao TRE pelos tribunais de contas não significa, porém, que ele seja inelegível para as próximas eleições. Esta decisão caberá à Justiça Eleitoral e, no caso da Bahia, tudo sempre foi possível, tanto que o atual prefeito concorreu em 2016 com contas rejeiutdas no TCU.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
