Rodoviários protestam em Itabuna
Pela segunda vez em menos de 30 dias, os rodoviários fizeram um protesto em frente à Prefeitura de Itabuna, no São Caetano, pela manutenção de seus empregos pelas concessionárias de transporte. As empresas São Miguel e Sorriso da Bahia não cumpriram o decreto emitido pela Prefeitura de retorno do serviço.
Diante disso, a gestão municipal autorizou que vans escolares fizessem o transporte de passageiros entre os bairros e o centro. A Prefeitura de Itabuna retrocedeu quase 50 anos para dar uma solução aos usuários, que estão sem transporte público desde março. Na década de 60 eram vans que faziam o serviço.
As escolares cobram a tarifa de R$ 3,70, mesmo valor da passagem de ônibus na cidade. Elas substituem os veículos da São Miguel e da Sorriso da Bahia, parados desde 21 de março por ordem da Prefeitura, que tenta encobrir o fracasso da gestão no setor.
A suspensão do transporte por 5 meses levou as empresas à quase falência. Agora que o serviço foi liberado pelo município, elas não posseum condições financeiras para pagar pelo combustível, energia, água, manutenção, salários e impostos. Sem caixa, não conseguem voltar a operar.
As empresas lembram que têm a receber, da Prefeitura de Itabuna, R$ 800 mil referentes à venda de vale-transporte para os servidores municipais. Já os rodoviários querem intervenção nas duas empresas. Eles dizem que, com as vans, ficarão sem emprego e a sociedade sem direitos como meia passagem para estudantes e deficientes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
