Campanha gerou um aumento na Covid
A liberação de eventos com até 200 pessoas, feita pelo governo do estado para facilitar as campanhas eleitorais, já está cobrando um preço alto. A Bahia passou dos 8 mil mortos por coronavírus e tem um aumento de casos na maioria dos municípios.
Só ontem foram mais 25 óbitos e 2.849 novos casos de Covid-19. A taxa de novos casos, de 0,8%, fiocou acima da de curas, de 0,6%. Hoje a Bahia tem 8.110 casos ativos e os municípios com mais ocorrências por habitante são Ibirataia, Itabuna, Madre de Deus, Almadina e Aiquara.
O número de casos no estado vinha caindo até meados de setembro, quando o governador Rui Costa liberou os eventos com até 200 pessoas. Além disso, os candidatos ignoraram as regras do TRE e promoveram centenas de eventos com aglomeração durante a campanha.
Existe ainda a suspeita de que prefeitos que concorriam à releeição tenham manipulado os dados para dar a impressão de que a pandemia estava diminuindo em sua cidade. Em Itabuna, há relatos de pessoas com sintomas tendo o exame negado por prepostos da prefeitura.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
