Covid explode na Bahia e preocupa Sesab
A Bahia registrou mais 8.800 caos de coronavirus no final de semana, um sério aumento em relação às médias anteriores. Só no sábado foram 4.204 casos de Covid-19 contra 1.900 do dia anterior. O virus reverteu a tendência de queda que tinha até meados de outubro.
As campanhas eleitorais com aglomerações em todo o estado e a liberação, pelo governo da Bahia, de eventos "até 200 pessoas", impossíveis de controlar, geraram uam desobediência geral da população. O total de casos ativos, que estava em torno de 8 mil, pulou para 11.029 nesta segunda-feira. Os óbitos somam 8.268.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que os números “remontam ao início da pandemia” e se disse preocupado com as próximas semanas, quando acha que haverá uma alta no número dos óbitos. "A elevação de dados era previsível, pois estava sendo possível enxergar uma flexibilização fora de controle em todo o estado".
Fábio cita as carreatas e passeatas dos candidatos e a volta das festas. “A população não conseguiu se desmobilizar da forma como se mobilizou, e esses fenômenos pré-eleitorais foram responsáveis por alavancar isso em todo o país. Aqui na Bahia já temos uma semana, indo para duas, de aumento sucessivos do número de casos ativos".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
