Estado não tem ligação com Porto Sul
O deputado estadual Sandro Régis (foto), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, criticou a visita do governador Rui Costa (PT) "para iniciar" as obras do Porto Sul, em Ilhéus, e sua divulgação como "realização do Governo da Bahia".
"O Porto Sul é feito com investimentos privados, sem nem um centavo do governo da Bahia. É importante lembrar que todo o investimento realizado é privado. Não tem um centavo do governo da Bahia nesta obra. Inclusive, o Porto Sul depende muito mais do governo federal, uma vez que ele não faz sentido sem a Fiol".
O deputado lembrou que foi o Ministério da Infraestrutura que assinou, em maio, os contratos para exploração de terminais de uso privado (TUPs) na região. “O Porto Sul é um terminal de uso privado e toda autorização é federal. Ou seja, não foi o governo estadual que viabilizou este investimento, mas sim o federal. É preciso deixar isso claro”.
Segundo a Bahia Mineração, o Porto Sul vai ter capacidade para operar, por ano, até 40 milhões de toneladas de minérios, fertilizantes e grãos, entre outros produtos. A expectativa é que o projeto seja concluído em 2022. O trecho de Ilhéus a Caitité será licitado em janeiro.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
