Facom debate 60 anos da TV na Bahia

Em 19 de novembro a televisão na Bahia completa 60 anos de implantada. Por isso a Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) promove neste dia, às 18h, a roda de conversa “A TV na Bahia: 60 anos - conhecer a história para refletir sobre as mudanças”. O evento é aberto e gratuito.

Ele será transmitido pelo Zoom (https://facom.social/tvnabahia - com certificado) e pelo Facebook da Facom. Vão participar o jornalista e diretor Gabriel Priolli; o jornalista e apresentador de TV Pablo Reis e o jornalista, pesquisador e professor da UFRB Sérgio Mattos. A mediação será do jornalista e professor da Facom Washington de Souza Filho.

Para Gabriel Priolli, que trabalha e escreve sobre TV desde 1975, o encontro é uma oportunidade de refletir sobre o papel da televisão local. “Algo que me preocupa é que, até agora, já com 70 anos de TV no Brasil, ela ainda é muito pensada e produzida no eixo Rio-São Paulo".

"O que se entende por TV nacional é uma TV paulista e carioca, sendo que o país é grande, diverso. E não há, ainda, uma história da TV nacional que conte o que aconteceu em todos os lugares do país”. Também é o que acredita o professor Washington de Souza Filho. “Para mim, essa é uma oportunidade de propor esse debate".

Sérgio Mattos é jornalista, mestre e doutor em comunicação pela Universidade do Texas, EUA. É professor associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), autor de mais de 50 livros e de dezenas de artigos e capítulos de livros. Suas pesquisas concentram-se na História da Mídia, principalmente a televisão.

Pablo Reis é jornalista e escritor, formado pela Facom há 22 anos. Atualmente é gerente de conteúdo e inovação do Grupo Aratu. É autor de "Clube Bahiano de Tênis: 100 anos de lutas e glórias" e ganhador de nove prêmios de jornalismo, estaduais e nacionais.

Washington José de Souza Filho é jornalista formado pela Ufba e professor da Facom, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, com reconhecimento pela Ufba, pesquisador-membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line.

Gabriel Priolli é jornalista, diretor e trabalha desde 1975 com TV. Iniciou na TV Cultura de São Paulo, onde foi de repórter a apresentador e diretor. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso, do Conselho Superior do Cinema e do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital. Hoje, trabalha com consultoria.

A atividade é promovida pelo Núcleo de Comunicação e Extensão da Facom, por meio do projeto "Em Casa com a Facom" e tem mais informações em www.facom.ufba.br

18:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm