Itabuna está com leitos UTI lotados
Nós avisamos no início da campanha eleitoral, quando o governador Rui Costa (PT) liberou eventos com até 200 pessoas para facilitar as ações eleitorias dos aliados. Avisamos que seria impossível fiscalizar, assim como não é viável acreditar que vão manter distanciamento em festas.
O resultado está aparecendo, com o aumento dos casos e mortes por Covid em Itabuna, Ilhéus e na Bahia em geral. Em Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães já está com todas as 20 UTIs para Covid ocupadas. Se alguém precisar de internação terá que ir para Ilhéus, Conquista ou Salvador.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta segunda-feira que está preocupado com o aumento de casos e mortes. Ele descarta que seja uma segunda onda, porque a primeira não acabou. O secretário confirmou que aumentou muito o número de pessoas internadas em UTI por Covid.
"Passamos a ter um volume bastante próximo do que era antes de acidentes de trânsito, tanto de carro como de moto. As cirurgias voltaram a acontecer, consequentemente há a necessidade de leitos puros de UTI. Estamos convivendo ainda com um número elevado de pacientes internados com Covid".
A Sesab registrou, em 24h, mais 958 casos da Covid, fazendo o número de casos ativos subir para 8.226. As mortes também aumentaram com mais 21, chegando a 8.102. No interior, Ilhéus e Itabuna voltam a preocupar. A primeira teve a maior quantidade de novos casos diários desde 22 de outubro.
Já em Itabuna, onde os candidatos promoveram muitos eventos com aglomeração e a população voltou a fazer festas, existem 231 casos ativos e 341 mortes. Nas ruas, a impressão é de que a pandemia acabou. Os médicos temem o aumento de festas com a proximidade do final do ano.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
