Os Zés do PT foram derrotados
Zé Raimundo, em Vitória da Conquista e Zé Neto em Feira de Santana eram as últimas experanças do PT para não amargar seu maior vexame eleitoral no estado. Pesquisas publicadas por blogs e sites que mantém muita propaganda do Governo da Bahia davam os dois na frente até quinta-feira.
Se elas estavam certas, então o mérito das conquistas de Herzen Gusmão (MDB) em Conquista e Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana devem ser creditados à visita que o presidente do DEM, ACM Neto, fez às duas cidades na reta final de campanha.
Da mesma forma, a derrota dos dois petistas cai no colo do governador Rui Costa, que entrou de cabeça nas duas campanhas. Rui é o maior perdedor das eleições deste ano, elegendo menos prefeitos (só 33) que em 2016 e nenhum em cidades de grande importância.
Já o DEM, além de humilhar o PT na eleição de Salvador, venceu na maioria das principais cidades do estado. Em Vitória da Conquista, Herzem Gusmão foi reeleito com cerca de 55% dos votos válidos, contra 44,79% de Zé Raimundo. Em Feira, Colbert Martins ganhou mais quatro anos de mandato com 54,17% dos votos válidos.
O trágico desempenho do PT nestas eleições, mais o excelente desempenhos dos aliados PSD e PP, faz com que o partido de Rui se torne quase irrelevante nas discussões da formação da chapa do grupo na eleição para governador em 2022. A cabeça de chapa deve ficar com o PSD e o senado com o PP.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
