Uneb e Uesb ganham internet ótica
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) implantaram o acesso de internet de qualidade em Paulo Afonso e Juazeiro. As próximas cidades contempladas com o projeto são Vitória da Conquista e Guanambi.
Elas terão novas redes de fibra óptica interligando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ao Sistema RNP. Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Itaberaba também receberão a infraestrutura de fibra óptica nesta fase, com ativação no primeiro semestre de 2021.
O Coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, conta que na região Oeste, o acesso será sobre fibras ópticas da linha de transmissão elétrica existente entre Serra da Mesa (TO) e Camaçari, da empresa Taesa. "A expansão da rede beneficiará entidades privadas e outras ligadas a associações e ao ecossistema de inovação”.
Segundo a secretária Adélia Pinheiro, a parceria com a RNP é extremamente importante para levar internet de qualidade às instituições de ciência e tecnologia. “O campus da Uesb e o da Uneb passam a contar com uma velocidade consideravelmente maior que a atual, aliando qualidade à redução do custo mensal de manutenção".
Grinaldo afirma que em 2022 Juazeiro receberá o projeto piloto do Programa Educação Conectada, em parceria com a RNP e o MEC. “Através deste sistema, serão atendidas todas as escolas, municipais e estaduais, com não só internet para laboratórios e computadores, como com conexão Wi-Fi para alunos e professores”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
