MP desarticulou "pirâmide" financeira

O Ministério Público e a Polícia Militar de Minas Gerais, com apoio de MPs de mais 11 estados, executaram nesta quinta a Operação Black Monday, para acabar com uma quadrilha que operava uma nova “pirâmide financeira” e também fazia lavagem de dinheiro.

O MP estima que, em 2019 e 2020, mais de 1.500 otários em busca de dinheiro fácil caíram no esquema e perderam, em conjunto, R$ 60 milhões. Os mandados foram cumpridos na Bahia, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Dois carros de luxo, entre eles uma Lamborghini de R$ 2,5 milhões, foram apreendidos. A apuração, iniciada em maio de 2020, recolheu indícios de que, através dos sites “Aprenda Investindo” e “Investing Brasil”, centenas de idiotas, na expectativa de ganhar dinheiro sem esforço, foram direcionados para as corretoras VLOM e LBLV.

O dinheiro, ao invés de ser usado para investimento, era desviado para compra de bitcoins e bens de luxo. A operação cumpriu 29 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão. Mas nenhum em Minas, onde a operação foi iniciada a partir de denúncias de vítimas do estado.

No total, participam 26 promotores, 42 servidores dos MPs, 19 delegados, 91 agentes da Polícia Civil, 30 Policiais Militares, um perito e nove Policiais Rodoviários Federais. Depois das diligências será divulgado o número de pessoas efetivamente presas, inclusive em flagrante, e os bens apreendidos.

19:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm