Núcleo Sul da Sesab sonega informações
O comportamento da equipe da Sesab que trabalha no Núcleo Regional Sul (NRS) tem impedido uma cobertura eficiente da vacinaççao contra a Covid por parte da imprensa. Ele vem se recusando a informar a quantidade de vacinas recebidas por cada cidade, desde a suspeita sobre o uso da doses em Ilhéus.
O Blog do Gusmão questionou o destino de uma quantidade de vacinas da qual não se sabia o destino. Além de não dar resposta, o NRS passou a só divulgar quantas doses foram entregues em cada região. Nesta quarta, por exemplo, a região de Itabuna recebeu 3.500 vacinas, mas não se sabe quantas ficaram para a cidade.
O mesmo acontece com as entregas da "região" de Jequié (3.700 doses), Gangu (1.400) e Ilhéus (1.800). A falta de transparência e detalhamento por cidade impede a fiscalização e acompanhamento da vacinação, dando espaço para o desvio de imunizantes para fins particulares.
Ao todo, o NRS recebeu 10.400 vacinas para a primeira dose nos trabalhadores de saúde e 24% dos idosos de 80 a 86 anos, mais 10.200 para a segunda dose em trabalhadores de saúde e idosos entre 87 a 89 anos. As cidades que não aplicaram 75% das vacinas não receberam nova remessa.
A coordenadora do núcleo, Domilene Borges, destaca que só receberão mais imunizantes para a primeira vacinação os municípios que já aplicaram pelo menos 75% das doses recebidas. “Não podemos permitir, num momento delicado como esse, que municípios tenham vacina em estoque”, explica.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
