Bolsonaro liberta postos das distribuidoras

O presidente Jair Bolsonaro decidiu liberar, por medida provisória, a venda de combustíveis de outras marcas nos postos. Ele também autorizou as usinas fabricantes de etanol a vender seu produto diretamente para os postos, sem a obrigação de usar as distribuidoras.

As distribuidoras de combustíveis, que atuam apenas como atravessadores, aumentando o custo dos combustíveis em até 20%, ganharam esse negócio lucrativo da Agência Nacional do Petróleo em 2009, pelo qual todos os produtores de combustíveis são obrigados a entregar o produto a elas.

A Medida Provisória de Bolsonaro vence um longo domínio das distribuidoras dentro da ANP e em outros órgãos da administração federal. O lobby das distribuidoras bilionárias fez a ANP ignorar, por mais de um ano, a resolução do Conselho Nacional de Política Energética que determinou a liberação da venda direta.

A MP permite que os postos com bandeira de distribuidoras como BR, Shell e Ipiranga vendam combustíveis de outros fornecedores, além de comprar o alcool direto das usinas. O presidente Bolsonaro revelou que houve lobby de gente poderosa tentando impedir a venda direta.

18:16  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm