Cadastro facilita assistência da Saúde
Itabuna tem avançado no cadastramento da população no Programa Previne Brasil (PPB), o que permitirá seguir o novo modelo do Ministério da Saúde no repasse das transferências para os municípios. Além disso, garantirá maior acesso dos usuários do SUS na Atenção Primária.
A informação é da apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, ao adiantar que o trabalho para o cadastro permanente, que é feito pelos Agentes Comunitários, visa alcançar as metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
Dayse explicou que, no ano passado, o PPB começou a ser implantado com a proposta de incentivar os municípios a cadastrar mais usuários nas unidades de saúde, visando ampliar o vínculo entre os pacientes e as equipes. Segundo ela, os indicadores dependem da participação dos usuários no cadastramento e na busca pelos serviços.
Entre os indicadores estão consultas de pré-natal regulares e exames para a detecção de doenças como sífilis e HIV por parte das gestantes, a boa receptividade dos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares, a busca de vacinas contra a polio e a aferição de pressão arterial de hipertensos nas unidades de saúde.
A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, reforçou a importância da atualização cadastral a fim de que o município continue sendo beneficiado. Ela ressaltou o trabalho dos Agentes Comunitários, que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias através do acompanhamento domiciliar.
“Os agentes são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais do município, pois, conhecem as famílias na sua área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade”, concluiu a diretora, lembrando que, atualmente, o município conta com cerca de 380 Agentes Comunitários de Saúde.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
