Dragagem do Malhado começa na quinta

Depois de muitas promessas políticas, durante décadas, a dragagem do Porto do Malhado, em Ilhéus, finalmente se concretizou no governo de Jair Bolsonaro. Segundo a Codeba, a obra será iniciada nesta quinta-feira, com a dragagem para ampliação do calado (profundidade).

Depois que o serviço estiver concluído, o porto terá restituída sua profundidade original, de 10 metros, permitindo o retorno de operações com navios de maior porte, com até 60 mil toneladas de capacidade, fundamentais para alavancar as exportações pelo município.

O trabalho será desenvolvido pela DTA Engenharia usando a draga Elbe, do tipo "hopper dredger", holandesa. No momento, ela está a meio caminho vindo do porto de Paranaguá, de onde saiu na sexta-feira. Navegando a uma média de 8,5 nós por hora, a draga tem previsão de chegada em Ilhéus às 9h da quinta-feira.

Fabricada na Holanda em 2010, a Elbe pesa 2.472 toneladas e pode transportar até 2.800 metros cúbicos. A lama retirada do fundo do canal do Porto do Malhado será levada para um local 12 km a oeste. Já a areia branca que fica na entrada do porto será usada para montar uma retroárea de 100 mil metros quadrados.

18:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm