Dragagem do Malhado começa na quinta
Depois de muitas promessas políticas, durante décadas, a dragagem do Porto do Malhado, em Ilhéus, finalmente se concretizou no governo de Jair Bolsonaro. Segundo a Codeba, a obra será iniciada nesta quinta-feira, com a dragagem para ampliação do calado (profundidade).
Depois que o serviço estiver concluído, o porto terá restituída sua profundidade original, de 10 metros, permitindo o retorno de operações com navios de maior porte, com até 60 mil toneladas de capacidade, fundamentais para alavancar as exportações pelo município.
O trabalho será desenvolvido pela DTA Engenharia usando a draga Elbe, do tipo "hopper dredger", holandesa. No momento, ela está a meio caminho vindo do porto de Paranaguá, de onde saiu na sexta-feira. Navegando a uma média de 8,5 nós por hora, a draga tem previsão de chegada em Ilhéus às 9h da quinta-feira.
Fabricada na Holanda em 2010, a Elbe pesa 2.472 toneladas e pode transportar até 2.800 metros cúbicos. A lama retirada do fundo do canal do Porto do Malhado será levada para um local 12 km a oeste. Já a areia branca que fica na entrada do porto será usada para montar uma retroárea de 100 mil metros quadrados.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
