Ilhéus tem um novo bispo diocesano
A Igreja Católica tem um novo bispo diocesano em Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, do Instituto Missionário Consolat. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (11), transferido da diocese de Estância, em Aracaju (SE). A informação foi dada pelo bispo dom Mauro Montagnoli, que se aposenta depois de 26 anos em Ilhéus.
Dom Giovanni é italiano, nascido na pequena Besana in Brianza, cidade de 14 mil habitantes no norte da Itália. Ele foi ordenado em 1985 e em 2001 veio para o Brasil, se tornando vigário da Paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana. Em 2004 foi elevado a pároco.
Ainda como padre, foi professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral, Conselheiro Provincial do Instituto da Consolata e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo.
Em 21 de março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e titular de Accia. A sagração episcopal aconteceu em 13 de maio, na Igreja de Santo Antônio, em Feira, pelo arcebispo Dom Frei Itamar Navildo Vian, com auxílio do arcebispo-primaz Dom Murilo Krieger.
Em 25 de setembro de 2013, foi designado pelo Papa Francisco administrador apostólico da Diocese de Estância, cujo bispo titular, Dom Marco Eugênio Galrão, se tornou auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Em 9 de julho de 2014, Dom Giovanni foi nomeado bispo daquela sé, com posse em 24 de agosto.
Nesta quarta-feira o Papa Francisco o transferiu para a Diocese de Ilhéus. Dom Giovanni enviou uma carta aberta à cidade, onde conta que "escolhi como lema do meu serviço episcopal a expressão paulina 'In aedificationem corporis Christi', ou seja, 'para a edificação do Corpo de Cristo'. Vamos juntos, povo e pastor, assumir este grande desafio!"
"Vivi meus primeiros nove anos de serviço episcopal com alegria e dedicação, primeiro como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e depois como bispo da amada Diocese de Estância. Com as mesmas intenções e com humildade, quero abraçar este novo desafio", afirma.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
