Itabuna: mutirão de cirurgia de catarata
Através de um acordo firmado com o Governo do Estado, o DayHORC vai promover, até dezembro, 1.200 cirurgias de catarata para pacientes do SUS em Itabuna. O objetivo da parceria é realizar cirurgias que estão atrasadas por conta da pandemia e zerar a fila de espera de quem já tem o problema diagnosticado.
As cirurgias foram iniciadas no dia 27 de agosto, mas desde o dia 16 a equipe médica do DayHORC mantém as atividades pré-operatórias e de triagem. Diariamente, de segunda a sexta-feira, 30 pacientes passam por exames como microscopia, paquimetria, biometria e, quando necessário, mapeamento de retina e ultrassonografia.
30 municípios estão cadastrando os pacientes que necessitam da cirurgia de catarata em uma plataforma virtual. Depois eles são colocados em uma fila única, com a data de atendimento agendada pelo DayHORC. O processo é feito de forma automática, por ordem de cadastro.
A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, sendo responsável por 50% dos casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A doença atinge principalmente os idosos, mas os jovens também podem desenvolver o problema. A catarata cria dificuldade para enxergar e deixa a visão embaçada com o passar do tempo.
A doença é potencializada em fumantes, diabéticos, altos míopes, pessoas com alta exposição ao sol, que fazem uso de certos medicamentos ou após trauma ocular, dentre outros. O check-up oftalmológico anual é fundamental para prevenir.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
