Linkedin aponta as profissões em alta

A pandemia do Covid-19 trouxe grandes impactos negativos para o mercado de trabalho, afetando diversas áreas e agravando uma crise que já estava em andamento. Por outro lado, colocou em evidência algumas profissões, o que não só trará oportunidades para os profissionais, mas servirá de incentivo para os jovens.

De acordo com levantamento do LinkedIn, as áreas da saúde e da tecnologia foram as mais alavancadas neste período, onde a demanda por profissionais qualificados está alta. Uma delas é a de profissionais de saúde, já esperado por ser um período desafiador para todos da área.

Apesar de qualquer especialidade da medicina ser bem-vinda, a maior procura está focada na enfermagem em terapia intensiva, fisioterapia, medicina geral, terapia ocupacional, farmácia clínica e biologia. Isso não significa que apenas médicos terão grandes oportunidades.

Desde que a pandemia começou, o número de contratações de enfermeiros de terapia intensiva aumentou em 820% se comparado a 2019. Investir em um curso de enfermagem é uma boa forma de ingressar na área e aproveitar essa alta procura por profissionais qualificados.

O setor tecnológico, que já era ascendente no Brasil, com a pandemia teve sua relevância reforçada. Com a maioria dos profissionais trabalhando em home office e o ambiente virtual ganhando protagonismo, a demanda por programador, engenheiro de software, desenvolvedor back-end e front-end, designer de interface e web aumentou.

Esse é um setor muito vasto, com diversos tipos de especializações, então o primeiro passo seria iniciar uma formação em ciência da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas, para ingressar na área e depois buscar a vertente que mais agrade ao candidato.

Outras especializações impulsionadas pela pandemia são a de pesquisas voltadas para a doença e o desenvolvimento de vacinas. 2020 foi um ano que exigiu grandes investimentos em pesquisas e, consequentemente, mais contratações de profissionais da área.

Em 2021, isso não mudou e permanecerá dessa forma pelos próximos anos, já que ainda há muito a ser descoberto sobre o Covid-19. Essa também é uma área especialmente promissora para as mulheres, como aponta o levantamento do LinkedIn.

De todas as contratações realizadas em 2020, 73% das vagas foram ocupadas por profissionais do sexo feminino. A versatilidade desse setor é um dos seus maiores atrativos, incluindo formações muito distintas, como engenheiros químicos, farmacêuticos e biomédicos.

19:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm