Mapa coloca três estados em quarentena
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária contra a monilíase do cacaueiro, causada pela praga Moniliophthora roreri, no Acre, Amazonas e Rondônia. Antes a quarentena seria feita apenas no primeiro estado.
A publicação desse status facilita possíveis ações preventivas para evitar a propagação da praga em outras áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. O estado de emergência valerá por um ano. Ainda nesta semana, como medida cautelar, o Mapa também decretou “área sob quarentena” no Acre.
A decisão estabelece a proibição do trânsito, para outros Estados, de frutos e plantas que possam hospedar a praga. Isso porque a primeira detecção no Brasil ocorreu em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, no mês passado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
