Operação combate corrupção no Detran
O Ministério Público da Bahia deflagrou nesta quinta-feira a Operação Fake Rent, para combater um esquema criminoso que faturou R$ 10 milhões com a venda de mais de 100 carros furtados de locadoras, com atuação dentro do Detran da Bahia.
Policiais civis e militares baianos, com agentes da Polícia Rodiviária Federal, cumprem três mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D´ávila, Simões Filho e Eunápolis, além dos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe.
Também foi determinado o afastamento da função pública, a proibição do exercício de atividade econômica e restrições veiculares. Conforme as investigações, a quadrilha roubava carros de locadoras para depois vendê-los. A apuração parcial aponta para mais de 100 veículos, a maioria de luxo.
São apurados crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas de informática, corrupção ativa e passiva. As investigações apontam que o esquema funciona há pelo menos cinco anos dentro do Detran da Bahia.
Os envolvidos cooptam pessoas para alugar veículos de locadoras nacionais e estrangeiras, depois contam com a ajuda de despachantes e servidores do órgão para inserir dados falsos no sistema. Os automóveis eram transferidos para “laranjas”, boa parte pessoas falecidas ou terceiros que tiveram seus dados usados sem saber.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
