Canal promove Libras para as crianças
Neste domingo, 26, foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos, para comemorar as conquistas da comunidade e promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão deles. Segundo o IBGE, 5% da população brasileira é surda ou têm alguma deficiência auditiva. Dessa parcela, 2,7 milhões não ouvem absolutamente nada.
Uma das principais dificuldades dos surdos é a comunicação, por isso a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma importante ferramenta de inclusão, já que permite o acesso a conteúdos educativos, por exemplo. O programa Criando Juntos, da startup De Criança Para Criança, procura reduzir essa diferença.
Ele usa mais de 130 animações com tradução para Libras na promoção da integração deste público. No canal De Criança Para Criança no YouTube é possível encontrar vídeos traduzidos para libras, gratuitos, que abordam temas relativos à escola e também falam sobre situações cotidianas do universo infantil.
Segundo o cofundador Vitor Azambuja, um ambiente mais inclusivo nas escolas é capaz de melhorar a autoestima e a interação dos surdos. "É indispensável tornar acessível o conteúdo para as crianças no ambiente escolar. Além de promover a inclusão, é uma forma de conscientizar os outros de que todos têm igual potencial".
Animações como "A bailarina que virou jogadora de futebol", "Vamos combater a dengue", "Lancheira saudável" e "Menina e Menino" falam sobre realização de sonhos, cuidados com a saúde e o meio ambiente. São algumas das animações que podem ser assistidas com tradução em libras.
"A ferramenta tem o compromisso de abrir portas que antes não se abriam para as crianças que têm alguma dificuldade. Acreditamos que a inclusão é essencial na educação. Os próprios alunos criam as histórias e vivenciam o tema aprendendo a lidar com as diferenças", explica Gilberto Barroso, fundador da startup.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
