CB combate incêndios em 14 cidades

Para reforçar o combate aos focos de incêndio na região Oeste da Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), enviaram mais outras duas aeronaves para o município de Buritirama nesta quinta-feira.

Os dois aviões, modelo Air Tractor, têm capacidade de armazenamento de dois mil litros de água cada um. Com as seis do mesmo modelo que já estavam em combate, o Governo do Estado soma dez aeronaves disponibilizadas para atuar nas regiões Oeste, Norte e na Chapada Diamantina.

O governo já disponibilizou 170 bombeiros militares, que estão atuando em 14 cidades. "Novos focos aparecem a cada dia. Estamos com nossos bombeiros e brigadistas voluntários em várias frentes para combater todos os focos. Estamos com o tempo quente, clima seco e baixa umidade," explica o comandante do CBMBA, coronel Adson Marchesini.

Ele destaca a importância da ajuda da população. "Sabemos que a maioria dos incêndios acontece pela ação humana. Por isso, pedimos que as pessoas mantenham o cuidado redobrado. Não jogar bitucas de cigarro nas rodovias, nem realizar queimadas para limpeza de pastos”.

Os bombeiros iniciam o dia por volta das 5h, por trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso, constroem aceiros para evitar que o fogo se alastre e fazem o combate direto às chamas. Também orientam os pilotos das aeronaves.

A operação conta ainda com 25 técnicos da Sema e do Inema. Eles atuam em campo na fiscalização e educação ambiental. Também foram disponibilizados pelo Governo do Estado carros tracionados e vans, além de um caminhão para auxiliar as equipes de campo.

Segundo a titular da Sema, Márcia Telles, o órgão está vigilante em relação aos focos de incêndio, buscando combater o fogo logo nos primeiros indícios. “O Programa Bahia Sem Fogo possui um grupo de trabalho voltado só para as ações de monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais".

Em junho, foi publicado o decreto estadual Portaria Inema de nº 23. 475, que suspende a DQC (declaração de queima controlada) nos municípios que registraram, nos últimos 10 anos, maiores incidências de incêndios florestais na Bahia.

19:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm