Estado retoma novo hospital de Ilhéus

Construído com o objetivo de ser referência do SUS no sul da Bahia em cirurgia pediátrica e parto de alto risco, o Hospital Materno Infantil de Ilhéus será adminsitrado exclusivamente e direamente pelo Governo do Estado, que cansou de esperar pela Prefeitura.

Ele está pronto desde junho e seria inaugurado no aniversário da cidade, mas a Prefeitura falhou em contratar uma empresa para a gestão. Um acordo de 2019 previa que, após a conclusão das obras, que custaram R$ 40 milhões, a unidade passaria a ser administrada pelo município.

Oficialmente, a desculpa foi de que uma análise dos custos do processo apontaram que a gestão seria inviável. Mas a verdade é que o município não abriu edital para a gestão do hospital. Hoje, o estado diz que, de forma pactuada, o contrato de cessão foi suspenso, retomando a gestão e administração completa para ele.

Os servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) cedidos ao município de Ilhéus serão reincorporados ao quadro estadual e realocados para atuar na unidade. Com 105 leitos, UTIs neonatal e pediátrica, centro cirúrgico e obstétrico, o hospital funcionará ainda como um polo de ensino, pesquisa e produção de conhecimento científico.

20:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm