Estoque de sangue está baixo na Bahia
O tipo sanguíneo O+ está com estoque em nível crítico no Hemocentro Regional de Eunápolis. A informação é da coordenadora Karoline Cavalcante, que faz um apelo a todos que moram na região, para que procurem o local e doem sangue, de qualquer tipo.
Além da carência para essa tipagem, ela explica que houve uma redução de
até 40% no número de doadores em Eunápolis e que as tipagens negativas
também se encontram em estado de alerta. “Gostaria de enfatizar a todos
que o sangue não pode ser comprado na indústria".
O motorista Rafael Lopes, 38 anos, não precisa ser chamado e se sente realizado ao doar sangue. Morador do bairro do Uruguai, em Salvador, ele doa há uma década. “No dia do meu aniversário, sempre tomo essa atitude de agradecer a Deus pelo dom da vida e faço isso doando sangue".
Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a população precisa entender a importância de ir ao hemocentro e às unidades de coleta para doar sangue ou medula óssea. Mesmo com a pandemia, as doações não podem parar. Só assim os estoques podem ser abastecidos diariamente, evitando situações de emergência e escassez.
Interessados em doar sangue e medula óssea podem procurar, além do hemocentro coordenador do estado, em Salvador, os regionais de Barreiras e Eunápolis, ou uma das mais de 20 unidades espalhadas por toda a Bahia, como os abncos de sangue de Itabuna e de Ilhéus.
Quem mora na microrregião de Porto Seguro, composta por 19 municípios, entre eles Caravelas, Mucuri e Teixeira de Freitas, pode procurar o Hemocentro Regional do Extremo Sul, em Eunápolis, localizado na Avenida Brilhante, sem número, no bairro Pequi ou discar para (73) 3261-1845.
Doadores dos municípios de Baianópolis, Catolândia, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, podem procurar o Hemocentro Regional de Barreiras, que fica na Rua Paulo Afonso, sem número, Barreirinhas (ao lado do Hospital Municipal Eurico Dutra). O telefone para contato é o (77) 3613-3799.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
