Itabuna promove prevenção do suicídio
No Setembro Amarelo, quando se chama a atenção para a prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Itabuna vai desenvolver atividades de conscientização sobre o tema e de informação sobre o fluxo de atendimento pelo SUS, através do Departamento de Média e Alta Complexidade.
Entre as ações estão os pitstops informativos, às quartas, das 10 horas ao meio-dia, na Avenida do Cinquentenário, para divulgar a campanha, informar e conscientizar a população. Iniciada no Brasil em 2015, a campanha nacional visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio.
No dia 10 de setembro se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Mas o assunto é envolto em tabus.
Por isso, a organização acredita que falar sobre ele é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. Por isso, os postos de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) estão orientando a população.
Eles falam dos sinais de alerta e as estratégias de cuidado. Também haverá rodas de conversa para profissionais da atenção básica nas UBS e USF, feitas por professores da UniFTC, Unime e FASA, além de residentes da Uesc e dos profissionais dos CAPS.
Outra ação será a Tenda Informativa, instalada na Praça Olynto Leone, das 8h às 17h do dia 10. Haverá a distribuição de panfletos sobre a campanha e o atendimento pelo SUS. A campanha se estenderá ao ambiente virtual, por meio de vídeos nas redes sociais esclarecendo sinais de alerta, como pedir ajuda, como ajudar e os fatores de risco.
A coordenadora da Saúde Mental, Naira Cruz, afirma que “a campanha foi planejada com muito cuidado, tendo como objetivo informar a população. Compreender as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém próximo.”
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
