MEC quer criar universidade digital
O Ministério da Educação planeja criar uma universidade federal digital para, segundo o ministro Milton Ribeiro, ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede federal. “Queremos criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”, disse o ministro em audiência na Comissão de Educação do Senado.
Um documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de maio, avalia a viabilidade de promover a educação à distância nas instituições federais de ensino superior por meio do programa Reuni Digital.
Milton Ribeiro disse que a iniciativa segue o modelo já implementado por outros países e respeita as diretrizes, metas e estratégias definidas no Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com o ministro, o uso das modernas tecnologias de informação podem baratear os custos do ensino de qualidade.
“É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE”.
O ministro lembrou que, nos últimos anos, o orçamento das universidades federais foi impactado pela crise econômica e, principalmente, pela pandemia. “Quando falamos em diminuição das verbas para as universidades federais, eu concordo plenamente. Vejo que, em um passado não tão distante, o orçamento era muito grande".
“Vale dizer que vivemos tempo de guerra, de pandemia”, acrescentou, enfatizando que, na proposta orçamentária para 2022, o ministério pede ao Congresso Nacional que autorize um aumento de recursos para a pasta. “A propostaé de um aumento mínimo de cerca de 17% para as universidades federais e de 28% para os institutos",
"Por que isso? Porque temos 69 universidades federais com 281 campi. E 38 institutos, Cetecs, além do Dom Pedro II. E esses, juntos, somam 670 campi. Então, além da visão política de dar mais oportunidade à formação de mão de obra técnica, o número de campi do segundo grupo é muito maior”.
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