"Oxigênio" faz balanço das operações
A Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna divulgou um balanço das ações da Operação Oxigênio do primeiro fim de semana de setembro. Os números são do período entre sexta-feira e domingo. Somente neste intervalo, 1.197 pessoas foram abordadas pelas equipes.
23 estabelecimentos e 22 residências foram vistoriadas pela operação e oito bares foram notificados por descumprir norma do decreto municipal que regula as ações durante a pandemia. A operação tem como foco fiscalizar o cumprimento das restrições.
Elas incluem a proibição de festas, seja qual for o número de pessoas, porém o decreto estadual, repetido pelo municipal, é muito confuso e incoerente. Ele permite, por exemplo, um evento profissional com 500 pessoas, mas proibe uma festa de aniversáriuo com 100, onde a chance de contaminação seria menor.
O fato de o decreto permitir alguns eventos e proibir outros com a mesma ou até menor possibilidade de espalhar o virus tem confundido a população. A única determinação clara é a proibição de festas, que continuam sendo feitas de forma clandestina. Só no final de semana foram 54 denúncias.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
