Pequenas indústrias crescem em 2021
O segundo trimestre de 2021 foi positivo para as pequenas indústrias do País, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria. Segundo o Panorama da Pequena Indústria, divulgado em agosto, os empresários destacam melhora na situação financeira, na confiança e nas perspectivas dos negócios.
Um dos indicadores, o Índice de Situação Financeira, encerrou o trimestre entre abril e junho com a marca de 42,3 pontos, 4,5 pontos acima dos três primeiros meses e consequência da maior produção e faturamento, que também contaram com acesso facilitado ao crédito, como o obtido pelo Pronampe.
Segundo Welinton Mota, diretor tributário da Confirp, empresa que presta consultoria para micro e pequenas, a consolidação do Pronampe foi fundamental. “Eles tiveram que pegar dinheiro emprestado para se financiar e continuaram vivos. Por conta disso, a economia retomou e agora esse crescimento se deve ao Pronampe”.
Para o especialista, com o avanço da imunização das pessoas que movimentam a economia, sobretudo os que estão no mercado de trabalho, os micro e pequenos negócios vão permanecer em ascensão. “Nós que trabalhamos aqui no mercado contábil, a gente sabe, a gente vê os balanços das empresas melhorando".
Segundo o levantamento, outros indicadores ajudam a explicar o otimismo em torno das pequenas indústrias. O Índice de Desempenho das pequenas empresas registrou aumento de 3,9 pontos entre abril e maio (de 43,7 para 47,6 pontos) e de 0,7 ponto entre maio e junho, passando de 47,6 pontos para 48,3 pontos.
Já o indicador que mede a confiança do pequeno empresário industrial encerrou o segundo trimestre em 60 pontos, resultado bem acima da média histórica, que é de 52,5 pontos. Com Brasil 61.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
