Salvador é a 10ª cidade mais "esperta"
Salvador está na décima posição no Ranking Connected Smart Cities 2021 e em primeiro no Nordeste. A capital baiana é ainda a quarta em Tecnologia e Inovação e a oitava entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. A primeira no Ranking é São Paulo (SP), seguida de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Na quarta posição está Brasília (DF), em quinto Vitória (ES), depois São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e Niterói (RJ). O evento Connected Smart Cities e Mobility destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores.
O Ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), cita que a tecnologia e a inovação são áreas estratégicas em sua gestão, de fundamental importância para promover o desenvolvimento sustentável e integrado da capital baiana. "Assumimos o compromisso de transformar Salvador em uma cidade inteligente porque entendemos que esse é o caminho",
Salvador é mundialmente conhecida pela criatividade de seu povo e a inovação tecnológica vem se incorporando a seu DNA nos últimos anos. "Entrar no ranking do Connected Smart Cities como uma das 10 cidades mais inteligentes do país, sendo também líder no Nordeste, é um reconhecimento ao trabalho que a nossa gestão tem feito".
Com velocidade média superior a 114 mbps em conexões de banda larga contratada, Salvador supera muitas capitais, considerando ainda a existência de 7 empresas que operam na cidade. De acordo com dados da Anatel, 100% dos moradores de Salvador são cobertos por conexão 4G.
A capital baiana conta com 2 polos tecnológicos e 6 incubadoras de negócios. Ela registrou, no último período, o crescimento de 1,1% das empresas de tecnologia e 19,22% em microempresas individuais (MEIs). A cidade já registra, neste ano, recuperação econômica com crescimento de 6,29%.
Em relação aos serviços e soluções inteligentes, destacam-se o Centro de Operações e Controle como referência nacional, o atendimento ao cidadão por aplicativo e site da prefeitura, a matrícula escolar online, o agendamento online de consultas na saúde, a iluminação inteligente, a bilhetagem eletrônica no transporte e os semáforos smart.
Na classificação por região, Brasília (DF) lidera no Centro-Oeste, Salvador (BA) no Nordeste, Palmas (TO) no Norte, São Paulo (SP) no Sudeste e Florianópolis (SC) no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes e, de 100 mil a 500 mil, Vitória (ES).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
