BA: 2 milhões fugem da segunda dose

Cerca de 2 milhões de baianos deixaram de ir aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra o novo coronavírus. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose, mas não apareceram. Do público em atraso, cerca de 332 mil tomaram a Coronavac; 539 mil a Oxford e 1,1 milhão a Pfizer.

Além de não garantir a eficiência das vacinas, os atrasos podem desperdiçar as doses por perda da validade. A coordenadora de imunização, Vânia Rebouças, destaca que as doses da Pfizer precisam ser aplicadas em até 31 dias, por causa do tipo de armazenamento, em ultracongeladores de -86°C.

“Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva nesse prazo de 31 dias. Por isso, é importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”.

Parte do problema foi a divulgação intensa, por parte dos laboratórios, de que uma dose das vacinas teria mais de 90% de eficácia. Baseado nesta afirmação, muita gente não viu necessidade de tomar a segunda. Outro motivo pode ser tomar a primeira apenas visando entrar em shows e jogos, e não por acreditar na proteção.

Mesmo assim, a Bahia já tem 50% da população acima de 12 completamente imunizada com as duas doses. Porém, a Sesab prega que se continue a tomar medidas preventivas. Para a secretária Tereza Paim, abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso.

“Estar vacinado não quer dizer que a gente pode estar desprotegido. Apenas depois que a maior parte da população estiver imunizada com as duas doses, mais de 80% da população, é que a gente vai poder começar a pensar de que maneira e em quais locais poderemos estar sem máscara, preferencialmente em locais abertos”.

21:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm