Passeio Público sofre com o abandono
Sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o Passeio Público de Salvador está sendo destruído pelo tempo e a falta de manutenção. A iluminação é precária, falta de porteiro na guarita, construção irregular na vizinhança e falta de fiscalização dos veículos que estacionam no local.
Todo esse descaso se soma à interdição do portão da entrada principal, pela Avenida Sete de Setembro, e a negligência com a retomada das atividades culturais, de lazer, turismo e visitação pública. A omissão do governo facilitou a ampliação irregular de um imóvel residencial ao lado do Teatro Vila Velha, que já sido embargado pelo IPAC.
O embargo aconteceu entre 2007 e 2010, justamente por descaracterizar a paisagismo e o padrão arquitetônico de uma área tombada, no entorno de um patrimônio material, o Palácio da Aclamação, que data do final do século 19. Foi instalado um acesso da casa direto para o mirante, por uma escada na laje.
A casa fica bem em frente ao Flat Solar da Gamboa e a obra ilegal foi ignorada pelo Ipac, pela a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia. A situação do conjunto é crítica, com destruição evidente do patrimônio.
“O Passeio Público de Salvador aos poucos foi entregue à falta de cuidados e de manutenção. Abandonado pelos poderes públicos, favorecendo a degradação, atos de vandalismo e total descaso. Este local, que já teve sua época de ouro, foi entregue ao abandono".
"Urge a necessidade de que o local venha a ser olhado pelo estado e pelo município, no sentido de revitalizá-lo, para resgatar a sua finalidade primordial de patrimônio público oficial de Salvador e da Bahia”, denuncia Zanoni Sampaio Ferrari, da Central de Lideres Comunitários de Salvador.
A Abadef, Associação Baiana de Deficientes Físicos, presidida por Silvanete Brandão, chama a atenção para a falta de
acessibilidade ao local, que é um pulmão verde e oásis de tranquilidade no meio do movimentado centro da cidade, além de um conjunto de monumentos históricos e árvores seculares.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
