Safra deve bater novo recorde histórico
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta quinta, o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021-2022. A previsão é de uma safra recorde, com o acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação à anterior. A estimativa é de um aumento de 14,2% que, se confirmado, elevará a produção total a 288,61 milhões de toneladas.
Será o novo recorde histórico da agricultura nacional. Essa produção faz referência a uma estimativa de cultivo em uma área de 71,5 milhões de hectares. O espaço é 3,6% maior do que o registrado em 2020/2021. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelas culturas de soja e milho na 2ª safra.
Para este novo ano agrícola, o cultivo em sucessão à colheita da primeira safra soma cerca de 21,5 milhões de hectares. Com isso, para todas as culturas de fibras e grãos, são utilizados cerca de 50 milhões de hectares. O destaque entre as culturas é a soja, que apresenta tendência de aumento tanto de área cultivada como de produção.
De acordo com os dados da Companhia, a área a ser semeada deve crescer 2,5%, passando de 38,9 milhões de hectares para 39,91 milhões de hectares. Já a expectativa de produção deve alcançar 140,75 milhões de toneladas, o que mantém o país como o maior produtor mundial do grão.
O plantio da oleaginosa já teve início nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. As atividades seguem em ritmo mais acelerado em comparação ao mesmo período do ano passado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
