Itabuna realiza Novena de N. S. da Conceição
“Com o tema "Maria Imaculada, somos todos irmãos”, a Igreja Nossa Senhora da Conceição abriu, nesta segunda-feira, 29, o novenário da padroeira do bairro que leva seu nome. Nessa primeira noite, o convidado é o Padre Thiago Teixeira, de Jequié, com o subtema “Deus se faz próximo”.
Houve ainda a coroação da Imaculada, às 18 horas, seguida da Santa Missa. Os grupos Crescendo com Cristo e Caminhando com Cristo são os responsáveis pela primeira noite, e as paróquias Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim, São Pedro e São Judas Tadeu as convidadas.
Padre Adriano Fernandes (foto) lembra que a celebração da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, é uma festa litúrgica da igreja católica, mas até lá há uma longa caminhada. "São nove dias de orações, cânticos, louvores, pregação e missas, além de quermesse, numa festa cristã bonita e participativa”.
Por isso ele faz o convite para que as comunidades participem da programação, que tem o subtema “Deus se faz irmão” na segunda noite. Os responsáveis são as pastorais do Dízimo e do Batismo. A Paroquia São Judas, além de comerciantes do bairro e devotos de Santo Antônio, são os convidados.
A noite de quarta-feira é dedicada às crianças. São convidadas as paróquias Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, tendo como responsáveis a Pastoral da Catequese e o Grupo do Santo Ofício, que debaterão o subtema “Ser irmão é se fazer próximo”.
O novenário da quarta noite tem como responsáveis as pastorais da Comunicação (Pascom) e dos Coroinhas. A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias é a convidada para ouvir sobre o subtema “Ser irmão é ter coração aberto”. Na quinta noite, da família, a Pastoral Familiar e o Apostolado da Oração convidam as paróquias Santa Maria Madalena e o Santuário Nossa Senhora da Piedade, para ouvir o subtema “Deus é rejeitado nos irmãos”.
Já a Paróquia Santa Maria Goretti foi a convidada pelos grupos Jovens com Maria e Guerreiros da Fé, responsáveis pela sexta noite, a da juventude. O tema escolhido foi “Deus que ser mão dos invisíveis”. "A Fraternidade começa em casa” é o tema da sétima noite, das profissões, tendo como convidadas as paróquias N. S. da Conceição de Ferradas e Santo Antônio. A Pastoral da Liturgia, Equipe de Canto e Grupo Santa Dulce assumem a programação.
A oitava noite, das Marias, trás o tema “O amor nos integra e nos reune” para as principais convidadas, Paróquia de N. S. de Fátima e todas as Marias. Finalmente, no último dia, dedicado à educação e à Santa Imaculada, a programação começa as 5h com alvorada festiva, seguida da Celebração Eucarística dos Devotos, as 7h.
Em seguida tem o Santo Ofício de Nossa Senhora, as 11h. Ao meio dia e às 18h haverá Celebração Eucarística, sendo encerrada com a tradicional procissão pelas ruas do bairro. O tema de encerramento é “A caridade pode construir um mundo novo, a civilização do amor”. Os responsáveis são o Terço dos Homens e a Mece, que convidam a Catedral de São José, a Escola Lua Nova e os colégios Pio XII e General Osório.
Padre Adriano destaca que 8 de dezembro é o dia que invoca a vida e virtude da Virgem, mãe de Jesus, “sendo uma data de grande significado para a igreja católica, por ser um dos dogmas mais importantes do cristianismo”. Ele acrescenta que a Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados deste o começo do cristianismo.
Padre Adriano finaliza lembrando que há uma doação que deve ser feita pelos fieis para cada noite da novena. O instagram da igreja, @paroquianscitabuna tem todas as informações atualizadas diariamente.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
