Itabuna reforça o combate ao Aedes
A Vigilância em Saúde de Itabuna está reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti, se antecipando à chegada do verão, quando sua reprodução explode. O mosquito transmite dengue, chikungunya e zika vírus, que já foram epidemia na cidade em 2009. As atividades começaram pelo Alto da Conquista, no Bairro Maria Pinheiro.
As ações envolvem a mobilização e a conscientização da comunidade, o bloqueio com pulverização, prevenção, controle e combate ao Aedes. A chefe de Endemias, Lucimar Ribeiro, adianta que o trabalho será executado durante um mês, alcançando outros bairros da cidade.
O programa conta com o apoio da limpeza pública, das equipes de Educação em Saúde e de Combate à Leptospirose. Lucimar conta que no Maria Pinheiro existiam vários pontos viciados de lixo, que serão transformados num espaço verde, a exemplo do que já ocorre em outras áreas.
No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, de setembro, o índice de infestação era de 6,8%, número alto que precisa ser reduzido. Mas já era menor que os 8,8% registrados em junho. A queda reflete a volta do controle de criadouros e o combate ao mosquito adulto.
“Vamos executar um trabalho intensivo visando eliminar criadouros do mosquito, para que zeremos o índice de infestação predial. O intuito é transformar nossa cidade numa referência em boa qualidade de vida, especialmente na organização e na saúde pública”, afirma Lucimar.
Entre as ações que podem ser feitas pela comunidade, Lucimar cita limpeza e inspeções permanentes dos quintais, cuidado com reservatórios de água para que estejam sempre bem fechados e eliminação do acúmulo de água parada em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d'água, calhas, baldes, tambores, etc.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
