Pode chover o triplo do sábado na região
A Defesa Civil de Ilhéus emitiu um alerta sobre as condições do clima nos próximos dias. A previsão é de 152 milimetros de chuva nos próximos cinco dias, uma quantidade três vezes maior que a de sábado passado. A estimativa é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden.
As equipes estão monitorando os pontos que podem sofrer alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente nos morros e encostas da cidade. O temporal de sábado passado causou diversos problemas, inclusive a queda de energia nas áreas de captação da Embasa, o que deixou Ilhéus também sem água.
A Embasa diz que retomou a operação do sistema de abastecimento de água da zona sul na madrugada desta terça, quando a energia elétrica finalmente voltou. Ela estima que o abastecimento esteja totalmente normalizado em 24 horas, desde que não haja outro apagão da Coelba.
Em Itabunba, a Emasa, municipal, voltou a ter problemas nas estações de captação de água em Rio do Braço e em Mutuns, por causa de mais uma interrupção da energia por parte da Coelba. Na noite de sábado, o sistema já sido paralisado por um apagão, comprometendo o abastecimento em Itabuna.
Desde a última semana de outubro, e praticamente em todas as semanas de novembro, as quedas de energia da Coelba viraram rotina nas estações de captação da Emasa. Essas paradas vão prejudicar o abastecimento de água pelo pelos nos próximos 15 dias, tempo necessário para normalizar as manobras.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
