GovFed termina operação em Itaberaba

O Governo Federal finalizou, nesta quarta-feira, uma operação em Itaberaba, na Bahia, para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas do último sábado. Pelo menos 18 pessoas estão desalojadas e duas morreram em razão do desastre. No centro, parte do asfalto de duas avenidas foi arrancada e crateras se formaram no local.

Já na zona rural, algumas comunidades ficaram ilhadas. De acordo com a Defesa Civil Nacional, existe ainda demanda de limpeza de galerias e esgotos, desobstrução de ruas e recuperação de calçadas na região. Para ajudar a população, um Posto de Comando foi instalado no Centro Integrado de Administração Municipal de Itaberaba. 

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, explica que a operação ajudou o município nos procedimentos de solicitação de reconhecimento federal e de repasse de recursos.

“Nosso objetivo aqui é agilizar o reconhecimento dos processos de situação de emergência; liberar recursos necessários para o restabelecimento de serviços essenciais, socorro, assistência e recuperação com rapidez; e dar apoio na gestão do desastre”

A operação verificou, ainda, a situação nas cidades baianas de Mundo Novo e Baixa Grande, também atingidas por fortes chuvas. Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br. Com Brasil 61

22:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm