Itabuna vistoria pontes e a passarela
A Prefeitura de Itabuna está fazendo vistorias técnicas nas pontes e na Passarela do Jegue, sobre o Rio Cachoeira, no centro da cidade, depois da enchente que as deixou submersa por cerca de 48 horas, entre a noite de sábado e o final de tarde de segunda-feira, 27.
A verificação de pilares, vigas e da laje de tabuleiro é feita por engenheiros especializados. Uma foto veiculada nas redes sociais nesta semana apontava suposta fissura. Mas, a imagem mostra uma abertura das juntas de dilatação das cabeceiras das pontes.
A situação, segundo a Prefeitura, nada tem a ver com a enchente e a consequente submersão a que foram submetidas as pontes Miguel Calmon (Marabá) e Lacerda (de acesso ao São Caetano). A capa asfáltica sobre a junta foi removida para análise visual das condições.
A Prefeitura vai fazer outras análises e testes físicos, químicos e inspeções subaquáticas das fundações para verificação da integridade dos pilares, vigas e laje. “Vamos realizar tais testes para garantia da segurança dos usuários e a confirmação da integridade das estruturas”, afirma o secretário de Infraestrutura, Almir Melo Jr.
Ele tem liderado as equipes de operários, máquinas e caçambas na limpeza da cidade e remoção de entulhos, ao lado do superintendente de Serviços Públicos, Francisco Lino Filho. São cerca de 40 equipes distribuídas pelas áreas mais afetadas pelas cheias.
Nesta quinta-feira, 12 bairros foram alcançados: Ferradas, Nova Itabuna, Vila Anália, Jaçanã, Novo Jaçanã, Mangabinha, Sarinha, Gogó da Ema, Núcleo da Ceplac, Urbis IV, Conceição e Banco Raso. Um balanço parcial mostra que já foram retiradas das ruas 308 caçambas de entulho.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
