Bahia tem maior consumo na classe CD
O consumo das classes C e D na Bahia teve o maior crescimento do país em dezembro, com alta de 41% sobre novembro. Houve um equilíbrio entre vários setores, segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.
O consumo na Bahia cresceu acima da média nacional graças à elevação nos gastos em lojas de Roupas (32%), de Artigos Diversos (32%), Supermercado (30%), Veículos (29%), Companhias Aéreas (22%), Hotéis e Motéis (20%) e Transportes (18%). Por outro lado, recuaram os gastos com Serviços (-5%) e Rede Online (-3%).
Na média do país, o consumo das classes C e D cresceu 31% em dezembro sobre novembro. O resultado foi o melhor do ano, apesar de ainda representar uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020, diz Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil.
Ela explica que que o consumo foi impactado positivamente pelo 13° salário e pelas festas de Natal e Ano Novo. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”.
Todas as regiões mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, com elevação mensal de 33%. O Nordeste fechou com alta de 32%, seguido por Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%). Ceará e Pernambuco registraram aumento de 30,5% e 30%.
Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Roupas, com 32%, Supermercado com 24%, Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%). 87% dos gastos foram feitos presencialmente e a maior alta do ticket médio foi do Transporte (9%).
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