"Com o PT no governo, não sairia nunca"
O presidente Jair Bolsonaro visitou nesta quarta mais um trecho da obra de transposição do Rio São Francisco. O presidente esteve em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, onde visitou as obras da barragem de Oiticica, que vai receber e armazenar as águas no estado.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares. O ministério disse que, desde 2019, foram alocados cerca de R$ 300 milhões para a realização da obra.
O ministro Rogério Marinho disse que a obra vai auxiliar na melhoria de vida das pessoas da região, com a utilização dos recursos hídricos em projetos de irrigação e também no turismo. “Essa obra vai marcar a nossa geração, porque aqui não será apenas um reservatório de mais de 550 m³".
"Aqui também teremos a geração de emprego e renda, de oportunidade, a melhoria da saúde, a diminuição da mortalidade infantil”, afirmou. A transposição foi iniciada em 2007, atravessou quatro governos e ficou muitos anos parada, sendo retomada por Jair Bolsonaro.
No Rio Grande do Norte, depois de 13 anos de espera, a água finalmente chegou ao Estado nesta terça, pelo município de Jardim de Piranhas. O presidente Bolsonaro afirmou que a transposição do Rio São Francisco “não ia sair nunca” se o PT ainda estivesse no poder.
Na visita à Elevatória de Salgueiro/PE (EBI-3), em Pernambuco, na terça, o presidente disse que as verbas desviadas de estatais como a Petrobras dariam para construir 50 transposições do Rio São Francisco e ainda falou em "atraso" e "falta de compromisso" do PT em governos anteriores.
Muitas obras da transposição tiveram que ser refeitas, porque foram mal construídas ou se deterioraram pelo tempo em que ficaram paradas. Quase todas elas tiveram que passar por algum ajuste ou recuperação, aumentando o custo do projeto.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
