Entrega de títulos de terra é recorde

Uma das marcas do governo de Jair Bolsonaro atinge níveis nunca vistos na história recente. O de títulos definitivos de terra entregues aos assentados. Os governos de Lula e Dilma, ambos do PT, entregaram 2.600, o de Michel Temer outros 26.500. Só em 2021 Bolsonaro entregou 140 mil.

Esses títulos de propriedades definitivas e provisórias para famílias assentadas pela reforma agrária são mais da metade dos quase 280 mil (277.940) entregues desde que ele chegou à presidência. O título é importante para dar liberdade aos assentados, que viviam sob um controle tirânico do MST.

No sábado passado, as famílias do assentamento Itamarati I e II, em Ponta Porã (MS), foram libertadas com os primeiros tírulos, que transferem os lotes em definitivo para os agricultores familiares. Criado há 20 anos, esse é o maior projeto de reforma agrária do Mato Grosso do Sul.

Por vídeo, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou que o título de propriedade permite que os agricultores se tornem cidadãos, produzam e invistam na sua propriedade. “No próximo mês vamos fazer a entrega de quase dois mil títulos para vocês. É uma satisfação e alegria em vê-los se tornarem cidadãos do Brasil”.

A primeira a receber foi Edinalva Gonçalves da Silva (foto), que esperava há 15 anos pela libertação. “Estar com esse documento na mão é um sonho e agora quero criar minhas filhas e meu netos lá nesse assentamento”. Ela produz soja e milho em seu lote.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lembrou que, com o título, o assentado passa a ser independente, podendo investir no seu lote, "porque agora ele é proprietário”. “Essa é uma política do presidente Jair Bolsonaro que temos feito em todo o Brasil e vamos continuar fazendo”.

O mutirão no projeto Itamarati é o primeiro de muitos que vão garantir a regularização. “Estamos atendendo essas 2.800 famílias assentadas que nunca foram regularizadas, para tentar resolver todos os problemas possíveis deles”, disse Melo Filho, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

17:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm