Itabuna entrega outra USF reformada
Nesta quarta-feira, os moradores do Bairro Santa Inês receberam de volta a Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire, totalmente reformada e com melhorias. A unidade estava fechada há 2 anos por falta de manutenção e de interesse do prefeito anterior.
A USF do Santa Inês passou por modificações na estrutura e teve a área de Odontologia ampliada, com melhoria no fluxo da sala de curativos e expurgo central, saída para resíduos contaminados e a criação de uma cobertura para a rampa de acesso.
A secretária de Saúde, Lívia Mendes, destaca a preocupação em recuperar a infraestrutura da atenção primária da cidade, para oferecer serviços de qualidade mais próximos da casa do cidadão. Até agora, o programa reformou sete Unidades Básica e de Saúde da Família, de uma rede de 33 unidades
Exsite um planejamento para recuperar todas elas, porque a maioria estava com uma manutenção ruim até o primeiro quadrimestre de 2021. Isto foi diagnosticado por uma equipe liderada pela subsecretária de Saúde Lânia Peixoto, com outros representantes da secretaria.
Lívia Mendes lembra que, no início desta gestão, todas estavam deterioradas e com a estrutura comprometida. “As reformas começaram em maio, executadas pela Faculdade Santo Agostinho”. A secretária destacou que durante esse período tem buscado avançar no processo para ampliar a reforma de prédios públicos.
Sobre a parceria com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa), a secretária de Saúde explicou que faculdades de medicina vinculadas ao Programa Mais Médicos possuem a responsabilidade de contrapartida de percentuais da receita, exclusivamente, para benefícios na rede de saúde.
A USF Lavignia Magalhães, no Bairro Conceição, é outra unidade que também já está pronta e prestes a ser entregue à comunidade, em data ainda a ser divulgada. A USF também foi totalmente requalificada, com melhorias estruturais.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
