Itabuna reabre duas unidades de Saúde

A Prefeitura de Itabuna entregou duas unidades de Saúde reformadas. A Unidade de Saúde da Família Doutor Mário Peixoto, no bairro Jorge Amado, passa a oferecer ginecologia junto com os outros serviços. A USF foi inaugurada na noite de segunda-feira, depois de reformada em convênio com a Faculdade Santo Agostinho.

A secretaria de Saúde anunciou que as obras do Centro de Reabilitação, anexo ao Itabunão, que estão paradas desde 2013, serão retomadas. Além disso, será aberta uma UPA - 24 Horas no bairro Fonseca e o Governo do Estado prometeu R$ 500 mil em equipamentos para o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi).

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, disse que a USF Mário Peixoto passou a contar com salas equipadas, humanização, atendimento odontológico para crianças e adultos. Ela também entregou outro equipamento nesta terça-feira, a Unidade de Saúde da Família Lavignia Magalhães, no bairro Conceição.

A USF passou por revisão das instalações hidráulica e elétrica, reparos no telhado, substituição de torneiras e lavatórios e pintura das paredes internas, entre outras melhorias. Os bancos do jardim foram consertados e pintados, e a área externa recebeu limpeza e poda de árvores.

Administradora da UBS, Gabriele Silva destaca a volta do atendimento odontológico, com a aquisição de nova cadeira e insumos para o consultório. Ela explica que há dois anos o serviço de saúde bucal foi interrompido por causa de um vazamento que danificou a antiga cadeira de dentista.

Quando chovia, a USF ficava com as salas alagadas devido aos vazamentos e as paredes estavam cheias de mofo, ameaçando a saúde da equpe e dos pacientes. O engenheiro da Secretaria de Saúde, Tiago da Silva Filho, diz que, para resolver o problema, parte do telhado foi totalmente substituída.

A unidade recebeu três novas salas, uma para os Agentes Comunitários de Saúde. “A gente era obrigado a se reunir do lado de fora”, conta um deles. O banheiro destinado ao público também passou por reformas, com o alargamento da porta e rampa de acessibilidade, e a sala de vacinas foi ampliada.

A USF Lavignia Magalhães oferece atendimento de ginecologia,  pré-natal, curativos, clínica geral, pediatria,  saúde da família, vacinação para adultos e crianças, e odontologia. Pelo menos 300 pessoas são atendidas diariamente, a maioria dos bairros Conceição, Vila Zara e Góes Calmon.

17:08  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm