MSF capacita psicólogos em Itabuna
As equipes da Atenção Primária de Saúde de Itabuna estão sendo capacitadas por um grupo do programa Médicos sem Fronteiras. O objetivo é fortalecer as ações de saúde mental, relacionadas ao contexto de desastres, como a enchente enfrentada pela cidade em dezembro.
A capacitação foi iniciada no dia 21 e segue até março. Ao todo 50 equipes do Programa Saúde da Família, que trabalham nas 33 unidades de atenção primária, estão participando do encontro. Ele acontece online, em três etapas, sendo que a primeira foi encerranda nesta sexta-feira.
O encontro está sob a coordenação do Núcleo de Educação e Pesquisa da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta da direção é fazer uma triagem para encaminhar as pessoas para os serviços de Atenção à Saúde Mental do município.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Naira Cruz, a ideia da capacitação surgiu após uma visita dos profissionais do Médicos Sem Fronteiras, que estiveram em Itabuna para avaliar a situação das famílias atingidas pela enchente. “A enchente causou um impacto psicológico muito forte, junto com a Covid e a influenza".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
