PRF flagra 650 aves num porta-malas
Capturar, transportar e vender pássaros é crime ambiental, mas muita gente se arrisca para ganhar um dinheiro extra. Nesta quarta, a Polícia Rodoviária Federal fazia uma fiscalização de rotina em Feira de Santana quando mandou um Chevrolet Onix parar.
Depois de conferir os documentos, os policiais foram olhar o bagageiro e encontraram 650 aves amontoadas em gaiolas minúsculas. A maioria era de canário-da-terra e uma já estava morta. Outras estavam em mau estado, provavelmente sem água e comida por muito tempo.
As pequenas gaiolas mostravam um cenário de sujeira e as aves tinham sinais de maus tratos. Eram transportadas de forma precária, no escuro e sem ventilação. Segundo o motorista, elas saíram de Goiânia e seriam levadas para Paulo Afonso, um percurso de quase 2.000 quilômetros.
Ele assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal, admitiu que não tinha autorização nem guia de transporte para criação. O motorista e o passageiros receberiam cerca de R$ 2 mil quando entregassem os animais. Ao invés disso, foram indiciados e responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente.
Os pássaros estavam muito debilitados e foram encaminhados para o INEMA, onde passarão por um processo de reabilitação para voltar à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas, como voar e caçar.
A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
