ACI debate conjuntura regional e camelôes
A conjuntura econômica do Brasil e da região no pós-pandemia foi analisada pelo professor Elson Mira, do Departamento de Economia da Uesc, durante reunião da ACI. Ela contou com os secretários de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos; e de Planejamento, Sônia Fontes.
Mira apresentou dados atualizados de empregos de março deste ano, em que o setor terciário lidera com 79,7%. Segundo ele, desde a crise do cacau, o setor domina a economia de Itabuna. “Em termos de emprego, geração de renda, PIB, o comércio e serviços são os setores das principais atividades econômica de Itabuna”.
Sobre as ações para o ordenamento do comércio informal, o secretário Humberto Mattos destacou que está planejando ações em conjunto com outras secretarias, visando a retirada do comércio ambulante de alimentos da avenida do Cinquentenário e seu entorno para a praça Adami, até que a praça Camacan seja reformada.
O secretário ressaltou a importância do apoio da classe empresarial e da sociedade para solucionar um problema que é antigo. Sônia Fontes falou que o ordenamento está na pauta de prioridades do município e destacou que ações de médio prazo estão sendo organizadas. Uma das alternativas é realocar no antigo Cesp.
O presidente da ACI, Mauro Ribeiro, afirmou que “a análise atualizada da economia atual vai ajudar na aplicação de investimentos específicos. Aliado a isso, o ordenamento do comércio local vai contribuir para um melhor ambiente de negócios na cidade”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
