ACM Neto quer recriar e ampliar Adab
O candidato a governador ACM Neto participou de um encontro da FAEB, onde criticou a falta de apoio técnico aos produtores, defendeu investimentos em infraestrutura e segurança, e se comprometeu a descentralizar a gestão do setor. Ele disse que vai afastar a política da Secretaria da Agricultura do Estado.
Respondendo a perguntas da entidade, Neto disse que a primeira providência, caso eleito, será mudar a postura do governo em relação à agricultura. A ideia é sentar e redesenhar completamente a secretaria, afastar a politização, priorizar os elementos técnicos e a produtividade.
Neto ressaltou que o diálogo com os produtores será permanente e criticou a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, a Adab, durante os governo petistas. Com o fim do órgão, os produtores ficaram sem assistẽncia técnica do estado.
Para Neto, a Adab precisa ser reativada, fortalecida e melhorada na excelência técnica. Ele também defende a busca por tecnologia para incrementar a a produção dos agricultores familiares. E pretende cobrar a Coelba, porque em algumas regiões a empresas não podem se instalar por falta de energia elétrica.
“No Oeste não tem base de energia para a indústria se instalar, assim como no Norte, em relação ao beneficiamento de frutas”, disse, ao ressaltar a necessidade de investimentos em infraestrutura, acesso a linhas de crédito, inclusive para os pequenos, e segurança.
“É preciso olhar para a questão das nossas estradas, sobretudo das estaduais, de ligações que precisam ser feitas para integrar regiões e facilitar o escoamento da produção. Assim como da recuperação de algumas estradas que estão em situação muito precária".
"Sabemos o quanto a Bahia ainda é dependente da sua malha rodoviária, mas é preciso ter uma visão mais ampla dos desafios de logísticas, olhar questões de aeroportos, portos e ferrovias é também fundamental para que essa base de infraestrutura esteja ela constituída na perspectiva de expansão do agronegócio".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
