Apicultura caseira requer cuidados

Comumente produzido em zonas rurais, a apicultura (criação de abelhas) começa a ganhar espaços nas zonas urbanas, principalmente dentro de casa, em quintal ou até em apartamentos. Para isso, existem algumas regras estabelecidas por lei, como a necessidade da abelha ser de uma espécie que não possua ferrão.

Segundo a médica veterinária Louise Santos, o primeiro passo é saber se no município onde o interessado reside a legislação municipal permite a prática da apicultura. Se permitir, ainda será preciso escolher as espécies.

“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise.

A especialista informa que a produção de mel não necessita de investimento elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada".

"É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas tarefas a ser executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e extrair o mel quando ele estiver pronto”, destaca a veterinária, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.

Dentro do gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).

Os interessados em saber mais sobre abelhas podem pesquisar em uma cartilha da Embrapa clicando aqui.

17:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm