Cerpat capacita para ações pré-Aids

O Cerpat de Itabuna promove nesta quarta uma capacitação em Profilaxia Pré-exposição HIV. O objetivo do encontro é orientar profissionais de saúde sobre a importância da medicação indicada para pessoas que tendem a ser infectadas com o virus HIV.

É o caso dos travestis, prostitutas, gays e casais que possuem sorologias diferentes. O terá participantes das 23 cidades pactuadas com Itabuna, além de Ilhéus e Itacaré, e acontece das  8 às 17 horas na UniFTC. O virus continua sendo uma das preocupações das autoridades.

O último levantamento do Cerpat aponta que Itabuna e municípios vizinhos registraram 55 pessoas com Aids entre janeiro e abril deste ano. A maioria é jovem, com idade entre 19 a 35 anos. O número é considerado alto pelos profissionais, porque equivale a 12 contaminações por mês.

A coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros, espera que a procura pela prevenção aumente, já que Itabuna é referência na Bahia neste setor. A Profilaxia Pré-exposição HIV é prescrita apenas para quem não possui o vírus e o uso do preservativo continua essencial.

Ela explica que, mesmo eficiente, a medicação não evita o contágio por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Hepatite e Sifles. Alguns profissionais de saúde desconhecem esse tipo de prevenção, por isso o Cerpat resolveu fazer o encontro.

O órgão atende mais de 3 mil portadores do vírus HIV, que recebem tratamento com remédios muito eficientes, que restringem o vírus e possibilitam que a  pessoa tenha uma vida normal. Uma mudança que aumentou a detecção foi o teste por swab de saliva, usado pelos agentes há dois anos.

18:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm