Dengue cresce 300% em Itabuna em 22
A dengue volta a preocupar Itabuna, cidade que já teve várias epidemias da arbovirose no passado. Segundo os dados de terça, o número de casos é três vezes maior que o do mesmo período do ano passado. Em 2021 foram 203 casos até junho. Neste a soma chega a 1.200.
Itabuna sofreu uma epidemia de dengue em 2009, quando registrou quase 15 mil casos, incluindo 425 pacientes que ficaram em estado grave e 9 mortes pela variante hemorrágica. Em 2012, anotou 600 casos nos dois primeiros meses. E em 2016, em janeiro e fevereiro, o total já chegava a 11.487 casos.
A Secretaria de Saúde está preocupada e tenta evitar que essas epidemias se repitam, mas o índice de infestação de larvas do mosquito ainda é muito alto, quase 6%, os 1.200 casos em cinco meses estão acima do esperado e continuam subindo em ritmo acelerado.
Nesta quarta, o mutirão da Prefeitura atuou no bairro São Caetano, retirando lixo e entulho, buscando focos do mosquito, orientando os moradores e aplicando inseticida. Os mutirões começaram no dia 17 e já passaram pelo Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho.
Estes foram os locais que registraram o maior npumero de larvas do Aedes aegypti, mas o trabalho será feito em todos os bairros da cidade. Nesta quinta e sexta-feira, a ação dos agentes de combate às endemias será levada para o Nova Califórnia.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
