Emasa apresenta plano de investimento
A Emasa apresentou um projeto para melhorar o abastecimento de água em Itabuna. A apresentação foi feita na Santa Casa e teve a presença do prefeito Augusto Castro e do presidente da empresa, Raymundo Mendes Filho. O projeto Mais Água para a Cidade prevê investimento de cerca de R$ 26 milhões.
Ele prevê a ampliação da estação elevatória de água tratada com mais duas bombas, a construção de 6 quilômetros de rede adutora e mais de 2 mil metros de rede de distribuição. No trecho entre a BR-101 e a Rodoviária, será aplicada uma tecnologia que não afeta o pavimento.
Também serão construídos dois reservatórios, um no bairro Novo Lomanto, para 3 milhões de litros; e outro no Novo Jaçanã, para 5 milhões de litros, atendendo 36 bairros da zona sul e sudeste que sofrem com a falta intermitente de água. Segundo o prefeito, o investimento vai resolver 80% dos problemas.
Porém, a Emasa não apresentou nenhuma solução para o principal problema do abastecimento da cidade, as constantes interrupções de energia eletrica da Coelba nas áreas onde a água é captada, parando o bombeamento e deixando Itabuna sem água por pelo menos 24 horas depois de cada apagão.
Mesmo assim, Augusto diz que o município passa a viver uma nova fase. “Focamos nossa gestão no planejamento e projetamos a cidade para daqui a 40 anos. Obras como o projeto Mais Água são garantia da melhoria de vida de nossa gente”. Ele diz ainda que o projeto ajuda a atrair novos investimentos.
O presidente da Emasa defende que esse é o maior investimento executado pela empresa nos últimos 30 anos. “Além de proporcionar água nas torneiras diariamente, o Mais Água para a Cidade atende o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento, que é a universalização do acesso à água até 2033".
A previsão de conclusão das obras é de 18 meses. De imediato, segundo o governo, atenderá uma população de cerca 130 mil habitantes, podendo chegar a mais de 143 mil pessoas até 2041. O deputado federal Paulo Magalhães aportou, por meio de emenda, R$ 4 milhões para o projeto.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
